Sobre o Livro Tema 2016 - Um Olhar de Caridade

 

O título desse livro, “Um Olhar de Caridade” não é apenas uma frase solta e vazia. Expressa um movimento, o mais profundo de todos, o movimento interior, aquele que vem do coração.

 

Expressa uma ação, a melhor de todas, porque remete à essência do agir do ser humano criado à imagem e semelhança do próprio Deus. “Um olhar de Caridade” é também um convite à conversão, um convite a ver o mundo de forma diferente, não como as vezes, como seres humanos o vemos, mas ver o mundo como o próprio Deus que o criou o vê.

 

O texto é um convite para lançar um olhar diferente sobre si mesmo, sobre as pessoas e sobre o mundo. Neste olhar diferente está implícita a mudança de estilo de vida, o despertar da capacidade de sair de si mesmo tomando a direção ao outro ou do não-outro, o Pobre.

 

Na Espiritualidade Vicentina, Um Olhar de Caridade sugere ao mesmo tempo um olhar profético e contemplativo: Olhar profético significa ter a coragem de levantar o olhar para ver os clamores dos Pobres da Terra. Olhar para ver e escutar o grito ensurdecedor de angústia que vem da voz silenciosa dos Pobres. Olhar para ver milhões de pessoas, irmãos e irmãs nossos, aqueles mais fragilizados, aqueles que, muitas vezes, são tratados como coisas e não como pessoas que verdadeiramente são.

 

Sugere também um olhar contemplativo, ou seja, um olhar fixo e atento no rosto de Jesus Cristo e um olhar fixo e atento no rosto dos Pobres. São eles, os Pobres, em transparência, a real manifestação do próprio rosto sofredor do Cristo pregado na cruz. Olha para você ver... 

 

 

Pedidos: mizaelpoggioli@uol.com.br
Valor: R$12,00 (mais taxa de remessa) 

Please reload

Posts Em Destaque

Ozanam está no de templo dedicado a ele!

June 8, 2019

1/2
Please reload

Posts Recentes

March 9, 2020

Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags
Please reload

Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Conselho Metropolitano de São Carlos

Órgão hierárquico da Sociedade de São Vicente de Paulo

  • Twitter Classic
  • c-facebook